Exame de mamografia
Saúde   28/10/2021

Hospital Lázaro Reis comemora a realização do primeiro exame de mamografia

Demais interessadas devem agendar exame na Policlínica Eneida Marques, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e os documentos necessários são: RG, cartão SUS e solicitação de exame.

Aconteceu ontem (27) o primeiro exame de mamografia realizado no Hospital Lázaro Reis. Desde que foi anunciado na última segunda-feira, o mamógrafo, equipamento especializado que garante o exame de mamografia é um procedimento preventivo fundamental para o rastreamento de lesões e nódulos nas mamas.

De acordo com o secretário de saúde Rodrigo Balbi, o novo mamógrafo amplia a capacidade de atendimento na rede pública, assegurando mais celeridade à demanda de agendamentos a partir da primeira quinzena de novembro. "O objetivo é atender nossas mulheres, equalizando a fila de espera pelo exame de mamografia na cidade" disse.

Já para o prefeito Beto D'Angelo, a novidade vem para agregar ao grande trabalho que vem sendo realizado na saúde do município. Ele disse que esse mamógrafo é uma grande conquista para a saúde manacapuruense porque a mamografia é um exame indispensável para o rastreamento precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura dessa doença "esse momento vem brindar nossa luta, nossa busca por uma Manacapuru melhor, por uma saúde cada vez mais justa a nossa população e principalmente com mais oportunidade a nossas mulheres" frisou.

A administração está animada esperando um salto até o próximo ano, com o andamento das obras do hospital Lázaro Reis, construção da Policlínica Eneida Marques e novos projetos de assistência à saúde, a Prefeitura de Manacapuru tem buscado priorizar essa área com investimentos em medicamentos, novos equipamentos, programas e mais especialidades.

Para realizar o exame é necessário agendar na Policlínica Eneida Marques de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e os documentos necessários são: RG, cartão SUS e solicitação de exame. Para mulheres de 50 a 69 anos (formulário carimbado pelo enfermeiro ou médico), mulheres abaixo dos 50 anos (formulário + solicitação de exame especial carimbada pelo médico).

Obs: No dia do exame é necessário apresentar a solicitação, RG e cartão SUS.